domingo, 9 de julho de 2017

O que gosto nos Pequenos Grupos?


E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.


O crescimento da Igreja Adventista em Serra Talhada teve sua origem ainda nos anos 70, todavia esse crescimento não parece ter sido consistente. É claro que o crescimento da igreja não depende somente de um ou outro fator. No início do movimento Adventista, o crescimento foi somente em alguns poucos lugares como Battle Creek, mas foi de lá que saíram pessoas que mudaram o mundo e ajudaram a levar a verdade a lugares distantes. Eles formaram grupos de estudo da Bíblia.
A formação de pequenos grupos como base do empenho cristão foi apresentada por Alguém que não erra. Se há muitos membros na igreja, eles devem se organizar em pequenos grupos para trabalhar não somente pelos membros da igreja, mas também em favor dos incrédulos. Se em determinado local há somente dois ou três que conhecem a verdade, eles devem se organizar em um grupo de obreiros (Testemunhos, Vol. 3, p. 84).
Foi Guilherme Miller estudou incasavelmente  os livros de Daniel e Apocalipse a ponto de fazer compreender a "purificação do santuário" de Daniel 8:14. A partir dessa compreensão, Joseph Bates, Hiran Edson, Ellen White, Tiago White, John Andrews e tantos outros pioneiros foram usados por Deus para fazer essa mensagem chegar até nós na sua integralidade.
Em nossas igrejas, formem-se grupos para o trabalho. Não pode haver ociosos na obra do Senhor. Pessoas diferentes devem unir-se na obra como pescadores de homens. E devem procurar arrancar as almas da corrupção do mundo para a salvadora pureza do amor de Cristo” (Evangelismo, p. 115)
Eles saíram pelo mundo para espalhar a verdade, agora na sua plenitude, ao menos para eles, já que a reforma de saúde ainda não havia chegado nos primeiros anos do movimento adventista. Os pequenos grupos se iniciaram a partir da ideia de Atos 6:7. Hoje devemos reproduzir essa forma de estudo da Bíblia em nossas igrejas.
Reúnam-se em pequenos grupos para estudarem as Escrituras. Vocês não perderão nada e ganharão muito. Os anjos do céu assistirão seus cultos, e ao alimentarem-se do pão da vida, receberão força espiritual (Carta 2, 3 de janeiro de 1900, dirigida aos irmãos Sisley).
Caro líder, dedique tempo na sua vida devocional para aprender a como agir corretamente com as ovelhas do Senhor. Agindo como Jesus, você crescerá na sua vida espiritual e ajudará a outros a crescerem também. Fale menos. Faça mais. Pare de falar o que Jesus dizia e passe a falar e agir como ele. 

O líder deve orar pelos membros de seu PG e buscar saber como está a vida de cada um deles. Afinal de contas, o que seria de nós se não fosse um líder que, em algum momento nos aconselhou, nos abraçou, esteve do nosso lado, ... São essas coisas que fazem a diferença na vida de quem lidera e de quem é liderado.
A oração é ordenada pelo Céu como meio de alcançar êxito no conflito com o pecado e no desenvolvimento do caráter cristão. As influências divinas que vêm em resposta à oração da fé produzirão na alma do suplicante tudo o que ele pleiteia.” - EGW, AA, p. 564
Outro fator que impede o crescimento de um pequeno grupo é a falta de um alvo correto e que esteja alinhado com a Palavra de Deus. Um PG surgiu para auxiliar a igreja no seu crescimento e multiplicação, não para ser melhor que outros. A falta de foco correto faz com que o PG permita que seus membros passem a agir de forma errada no trato com os semelhantes, quando apontam os erros e defeitos que supostamente existem em outras pessoas. O tempo vai fazer esse PG, mesmo tendo líder, sucumbir ao fracasso.

O trabalho no foco ajuda o PG a não permitir distrações e observações daquilo que não está no foco. 75% do sucesso de um PG está no foco de seu trabalho. Mas não podemos esquecer que o trabalho deve estar alinhado ao que está na Bíblia.

Na Igreja Adventista Central, iniciamos um trabalho envolvendo PGs e as atividades por eles já praticadas, acrescentando, claro, algumas outras. Desde maio, percebemos que o trabalho de cada PG precisa sim de muita ajuda externa. Cada um apresenta uma dificuldade no crescimento e formação de líderes, além de um foco claro. Este último tem sido o motivo da falta de crescimento em todos. Mas desde então vimos que estamos vendo cada PG entrando no foco, cada um no mesmo foco, como um só corpo. Iniciamos os trabalhos do projeto PG 5 ESTRELAS no mesmo de maio, de lá pra cá, temos acompanhado cada PG a partir de um mesmo foco (ENTREGA-MISSÃO-AMIZADE-FIDELIDADE-COMPAIXÃO). Agora no mês de setembro queremos ver os frutos desse trabalho conjunto: BATISMO!

Deus espera um serviço pessoal da parte de todo aquele a quem confiou o conhecimento da verdade para este tempo. Nem todos podem ir como missionários para terras estrangeiras, mas todos podem, na própria pátria, ser missionários na família e entre os vizinhos.” - S.C. Pág. 09.
Amados, até setembro teremos muito trabalho ao lado nosso pastor Fernando e dos outros conservos do Senhor, os coordenadores de PG. Mas sabemos que a nossa entrega diária terá seu fruto certo: a salvação de outros e a conservação de uma igreja brilhando a luz do Senhor nesse mundo escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PODER DAS PERGUNTAS

MT 20:30–32: “E eis que dois cegos, assentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, clamaram: Senhor, Filho de Davi, tem co...